quinta-feira, 9 de maio de 2013

Mitos e verdades sobre musculação parte 3




Correr com bastante roupa ajuda a emagrecer?


Mito: usar um moletom bem pesado e suar bastante – algumas pessoas acham que este é o segredo da boa forma. Mas esta prática pode prejudicar e muito o desempenho, pois pode causar a desidratação por causa da grande quantidade de água que o corpo elimina.

Subir escadas serve como uma atividade física, substituindo, por exemplo, uma caminhada?



Verdade: sim, substituir o elevador pela escada toda vez que chegar em casa já é suficiente para melhorar o condicionamento físico, o movimento segue o princípio de uma aula de step.

É verdade que malhar à noite queima mais calorias?


Mito: para que ocorra um bom gasto calórico depende da atividade e da regularidade nas atividades praticadas, independente do horário.

Exercícios de manhã trazem resultado mais rápido?


Mito: Os bons resultados são potencializados quando você associa a uma boa alimentação e a treinamento. Isso fará com que seu metabolismo acelere a perda de gordura e traga um resultado mais rápido, porém existem estudos que indicam que quando a atividade é praticada de manhã, ela consegue regular o apetite no decorrer do dia e dar mais disposição.

Praticar a mesma atividade por muito tempo faz com o que o corpo se acostume e não sofra mais os efeitos?


Verdade: com o passar do tempo o nosso metabolismo vai caindo e precisa de novos estímulos para ter mais resultados, é necessário investir em mudanças estimulando nosso corpo de forma diferente.

É verdade que mulheres acumulam mais gordura na coxa e no quadril?


Verdade: embora o acúmulo de gordura seja determinado por motivos fisiológicos e hormonais, na maioria das mulheres, a concentração é maior nas regiões do quadril, coxa e tríceps. Para acabar com estas gordurinhas, é recomendado, além dos exercícios aeróbios , os de fortalecimento, como agachamentos, abduções de quadril e de pernas.

É verdade que o maior acúmulo de gordura do homem está na barriga?


Verdade: sim é verdade, embora o acúmulo de gordura sofre variação em organismos diferentes. Além dos exercícios aeróbios, exercícios de fortalecimento abdominal, pranchas e flexões de tronco, é mais indicado para a solução deste problema.

É preciso deixar o corpo descansar da musculação de um dia para o outro?


Verdade: para a hipertrofia muscular ocorrer é essencial descansar a região no dia seguinte. É recomendado por especialistas ainda o consumo de proteína e carboidratos antes ou após o exercício, para melhora do desempenho, aumento de energia e recuperação do tecido. Ter uma boa noite de sono é outro fator de suma importância na contribuição do ganho de massa.

Para deixar a perna mais musculosa, é permitido fazer caminhada/subir escadas com tornozeleira?


Mito: o uso de tornozeleiras para esses exercícios não é indicado, devido ao risco de lesão que isso pode causar na articulação do joelho. As atividades com tornozeleiras complementam a musculação, pode ser uma opção a mais de se trabalhar o mesmo músculo em ângulos e estímulos diferentes.

Quem quer perder peso rápido precisa focar só no aeróbico, para depois investir na musculação?


Verdade: o ideal é aliar exercícios aeróbicos com reeducação alimentar. Devem predominar exercícios aeróbios principalmente pela necessidade de se perder peso na balança. Mas é preciso lembrar que emagrecer nem sempre significa perder peso na balança. Pessoas com leve sobrepeso podem ganhar músculos e perder gordura sem modificar muito a medida da balança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário