quinta-feira, 9 de maio de 2013

Mitos e verdades sobre musculação parte 2



Musculação emagrece?


Verdade: os que gostam de “puxar ferro” podem comemorar: de acordo com estudos, a prática de musculação ajuda, e muito, na perda de peso. Os exercícios de resistência ajudam no aumento da massa muscular. Que por sua vez, acelera o metabolismo, tendo como consequência um maior gasto calórico, ajudando no emagrecimento.

Malhar até a exaustão do músculo é a melhor forma de conseguir resultados rápidos na musculação?



Parcialmente Verdade: para esta questão, devemos considerar as diferenças de cada corpo, frequência de treinos, o organismo e outros fatores. Mesmo assim, se o treino tiver um bom acompanhamento, quando efetuado até a exaustão garante a alta intensidade e melhora o ganho de massa magra.

O alongamento precisa ser feito sempre antes de começar a malhar?


Verdade: o alongamento é uma forma de preparar a musculatura para a prática dos exercícios, evitando lesões e até rompimento de ligamento.

Musculação causa varizes?


Mito: um dos principais fatores causadores de varizes é a genética, segundo os especialistas. Então, a musculação não é a responsável por desencadear o problema.

Na musculação, quanto maior a carga, melhores os resultados?


Mito: Fiquem em alerta os que querem obter resultados rápido. Tal resultado não depende somente do aumento de carga, existem outras variáveis, como execução do exercício. amplitude de movimento, velocidade de execução, boa alimentação e ter um descanso regular.

Abdominal faz perder a barriga?


Mito: ter um tanquinho não depende somente dos abdominais. É essencial ter uma boa alimentação, diminuir (ou até mesmo cortar) a ingestão de gorduras (ruins), refrigerantes e açúcares em geral. O abdominal tonificará o abdômen, mas somente com a união entre exercícios resistidos, aeróbios, uma boa alimentação como dito anteriormente acompanhada de um bom nutricionista.

Balé e atividades de impacto causam varizes?


Mito: As atividades que estimulam a movimentação das pernas atuam justamente no caminho contrário das varizes – ativando a circulação e reduzindo a formação de vasos.

Musculação deixa as veias saltadas?


Parcialmente Verdade: essa questão depende da intensidade do treino. Quando se pratica musculação, o fluxo sanguíneo aumenta, dilatando as veias. Essa reação acontece para que seja possível a oxigenação nas células musculares envolvidas no exercício.

Para conquistar músculos, atividades como ioga ou pilates são tão efetivas quanto a musculação?


Parcialmente Verdade: A melhor atividade em relação à ganho de músculos é a musculação. No entanto, quem é sedentário e passa a fazer tais atividades terá, sim, um ganho muscular. Porém, é muito importante ressaltar que para a maioria das pessoas que querem tonificar o corpo, mesmo o pilates e/ou a ioga vão ajudar a melhorar o corpo.

Começar a malhar na adolescência impede o crescimento?


Mito: não há comprovação científica que a prática da musculação impeça o crescimento. Entretanto a musculação só é indicada sempre com acompanhamento, com o intuito de estimular o desenvolvimento, a coordenação motora e o próprio crescimento do adolescente , desde que não haja contraindicação médica.

2 comentários: